(41) 3699-8800

Quem nunca passou  por algum aperto ao ter de escolher um vinho num restaurante ou até no supermercado? Pouca gente, não é mesmo? Mas se entender as diferenças entre um Malbec e um Merlot já não é tarefa das mais simples, a coisa pode ficar ainda mais complicada depois de sacar a rolha: afinal, que tipo de taça é a mais adequada para cada tipo de vinho?

Pois no post de hoje, você vai poder solucionar esta e outras dúvidas a respeito da bebida e ainda aprender a servir seus convidados seguindo a etiqueta certa na próxima celebração na sua casa. Preparado? Venha ver:

Por que é importante escolher a taça certa?

Ao contrário do que pensam algumas pessoas, escolher a taça adequada para cada tipo de vinho está longe de ser mera “frescura”. Isso porque o formato da taça influencia bastante no modo como a bebida se comporta, na velocidade com que dispersa seu aroma, na manutenção da temperatura e até mesmo na maneira com que entra em contato com nossas papilas gustativas, sabia disso? Então continue lendo e veja qual taça deve ser usada para cada vinho e por quê.

Que taça combina com cada tipo de vinho?

Você provavelmente já reparou que enquanto algumas taças são maiores e mais abertas, outras são menores, mais estreitas, e às vezes até mais curtas, certo? Veja para que serve cada uma delas:

Taça de vinho branco

Com capacidade menor que as outras, essa taça diminui as trocas de calor entre o vinho e o ambiente, sendo ideal para os brancos servidos gelados. A boca mais estreita também permite preservar os aromas florais e conduzi-los ao nariz mesmo com a baixa temperatura.

Taças de vinho tinto

Mais largas que as de vinho branco, essas taças ajudam o vinho a respirar, favorecendo a evaporação do álcool e suavizando o sabor do vinho. As taças em formato de balão (Borgonha) são melhores para os vinhos com menos taninos — como Pinot Noir —, enquanto aquelas com bojo grande e boca mais fechada (Bordeaux) diminuem a acidez dos vinhos tânicos — como Cabernet Sauvignon.

Taça de espumante (flautas)

Desenhadas especialmente para permitir o máximo de apreciação das bolhinhas do espumante, as flautas mais arredondadas e de bojo maior ajudam a sentir o aroma da bebida com mais intensidade que as retas.

Taça de vinho do Porto

Bem menor do que as outras taças, as de vinho do Porto (ou de vinho de sobremesa) têm bojo mais largo e a boca mais estreita. Além de ajudar a conduzir o vinho para a ponta da língua, onde o sabor doce é sentido, esse formato também reduz a evaporação do álcool.

Como é o jeito certo de servir o vinho?

Escolheu a taça certa para o tipo de vinho que você vai servir aos seus convidados? Então siga agora o passo a passo para servir a bebida da maneira adequada:

  1. Abra a garrafa com alguns minutos de antecedência, no caso dos vinhos que precisam respirar (como os tintos encorpados).
  2. Segure a garrafa por baixo com a mão com que você escreve e apoie o pescoço da garrafa no dedo indicador da sua outra mão.
  3. Encha entre ⅓ e metade da taça do seu convidado e gire a garrafa de leve ao finalizar para evitar que respingue.
  4. Para prevenir manchinhas de vinho na toalha de mesa ou na roupa dos convidados, não se esqueça de usar um babador de garrafa!

Viu como não é tão complicado assim acertar na hora de servir vinho aos seus convidados em casa? Aproveite para conferir também 5 regras de etiqueta que todo anfitrião precisa conhecer e comente contando mais sobre como você prepara a sua casa para receber que você ama!