(41) 3699-8800

Quem disse que para oferecer um jantar sofisticado na sua casa você precisa passar horas na cozinha ou encomendar um monte de pratos requintados para servir? No post de hoje, vamos falar sobre algo que é sempre uma boa pedida para curtir com os amigos em qualquer ocasião, mas que nem por isso requer que você abra mão da elegância. Quer ver? Então continue lendo e aprenda como servir pizza na sua casa de um jeito fino, mas descomplicado. Confira!

Como decorar a mesa para a noite de pizza

É claro que você pode servir uma mesa mais clássica se preferir, mas para deixar o ambiente do jantar ainda mais especial, que tal tematizar sua decoração? Crie um ar de restaurante italiano com toalhas de mesa em xadrez, abuse do vermelho, verde e branco nos acessórios e até considere trocar vasinhos de flores pelos de temperos, como manjericão, tomilho ou alecrim, para ganhar em charme e aroma!

Música e iluminação também precisam estar no clima

O que combina mais com um cenário de cantina italiana que uma mesa iluminada à luz de velas? Aposte nelas para deixar o ambiente bem aconchegante, mesmo que você também faça uso de uma iluminação elétrica mais suave para complementar (nesse caso, use lâmpadas de coloração amarelada no lugar das brancas!). Além disso, por que não fazer uma seleção de músicas italianas para deixar tocando no fundo? Seus convidados vão adorar!

Escolhendo os sabores e aperitivos

Na hora de selecionar os sabores das pizzas que você irá servir, procure saber quais são as preferências dos convidados, assim como possíveis restrições. Na dúvida, conte com pelo menos uma opção vegetariana e sem glúten, por exemplo.

Lembre-se também de contar com aperitivos e comidinhas para que os convidados possam beliscar enquanto as pizzas assam. Pão de alho, palitinhos de parmesão, bruschettas e outras especialidades da Itália são ideais!

Eleve o tom do jantar com o vinho

Nada como um bom vinho para deixar uma refeição mais gostosa e sofisticada, concorda? Pois saiba que tem como servir pizza com a bebida de Dionísio em combinações espetaculares. Para isso, uma dica interessante é apostar na harmonização regional, escolhendo vinhos de origem italiana. Além disso, dê preferência aos tintos mais encorpados, que podem fazer frente ao queijo e recheios das pizzas sem serem ofuscados. Quer alguns exemplos? Nero d’Avola, Merlot, Sangiovese e Barbera seriam boas escolhas.

São os detalhes que fazem a diferença

Por último, não se esqueça de finalizar com alguns cuidados que vão deixar seus convidados muito mais à vontade: sirva em potinhos ou ramequins complementos como orégano, pimenta, manjericão fresco, ketchup e parmesão ralado. Um bom azeite de oliva extra virgem também é pré-requisito! Aliás, pensando nisso, vale lembrar que para servir pizza com requinte, o ideal é usar guardanapos de papel no lugar dos de pano, já que, além de mais práticos, eles são muito mais absorventes.

Viu só como servir pizza na sua casa pode ser um evento elegante, mas sem muita complicação? Comente aqui embaixo contando o que achou das nossas dicas e aproveite para ler também nosso post com 5 regras de etiqueta que todo bom anfitrião deve conhecer!